Python – Análise do FOR

Publicado: outubro 10, 2007 em Python

Neste programa eu imprimi uma seqüência de números. A seqüência de números foi gerada utilizando a função interna range( ). Nós fornecemos dois números e range( ) retorna uma seqüência que inicia com o primeiro número e vai até o segundo número exclusive, ou seja, o segundo número não entra na seqüência. No caso range(1,11) retorna a seqüência de 1 até 10. O incremento usado por padrão pela função range( ) é um, porém isto pode ser alterado, basta inserir um terceiro número como argumento. Por exemplo range(1,11,3) retorna [1, 4, 7, 10].

O laço for então itera sobre a seqüencia. for n in range(1,11) equivale a for n in [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] que funciona como se atribuíssemos cada número (ou objeto) da seqüencia a n, um de cada vez, e então executássemos o bloco de comandos para cada valor de n. Neste caso nós apenas imprimimos o valor.

Lembre-se que o laço for…..in trabalha com qualquer seqüencia. Aqui nós usamos uma lista de números gerada pela função interna range( ), mas podemos usar qualquer tipo de seqüencia que tenha qualquer tipo de objeto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s