O Verdadeiro Recife Antigo

Publicado: outubro 15, 2007 em Curiosidades, Pessoal

1. O Graff Zepellin chegando ao Campo do Jiquiá. Essa torre ainda existe.

2. Inauguração do Aeroporto Internacional dos Guararapes em 1958.

3. Vista aérea da Ilha do Recife em 1930, fotografia tirada a partir do Graff Zepellin.

4. A 2ª locomotiva brasileira em 1858.

5. Locomotiva, 1858.

6. Hospital da Tamarineira.

7. Horários do Zepellin para Pernambuco.

8. Hidroavião Sampaio Correia II, pilotado por Pinto Martins. Foto de 1923.

9. Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho. Primeira travessia da Europa para a América do sul Em avião, 1922.

10. Hidroavião amerissando no Marco Zero.

11. Graff Zepellin II em 1930.

12. Vista aérea do centro do Recife na primeira metade do século XX.

13. Fábrica de cigarros Lafayette (Rua do Imperador, fins do século XIX).

14. Estação do Bairro da Encruzilhada, século XIX.

15. Vista a partir do dique, século XIX.

16. Diligência na Ponte Buarque de Macêdo.

17. Zepellin sobrevoando o Diário de Pernambuco no começo do anos 1930.

18. Zepellin sobre a Delegacia do Trabalho, começo dos anos l930.

19. Prédio dos Correios na Av. Guararapes, 1950.

20. Construção do cais do porto.

21. Construção do Aeroporto Internacional dos Guararapes, 1957.

22. Constelation da Lufthansa pousando.

23. Concorde em Recife.

24. Casa Navio, Av. Boa Viagem (demolida).

25. Casa Navio.

26. Casa de Banhos sobre o dique voltada para o Rio Capibaribe. Nos fins do século XIX e começo do século XX não havia o costume do banho de mar.

27. Casa de Banhos, sofreu um incêndio no começo de século XX e nunca foi reconstruída. Aida existem os alicerces.

28. Ponte da Boa Vista.

29. Campo do Jiquiá e Zepellin

30. Campo das Princesas em 1908

31. Campo das Princesas e Teatro de Santa Isabel em 1850.

32. Cais no fim do século XIX.

33. Cais do porto.

34. Ponte Princesa Isabel e Assembléia Legislativa (Rua da Aurora).

35. Ponte Princesa Isabel e Assembléia.

36. Ponte Maurício de Nassau.

37. Bonde fechado, 1950.

38. Bonde na Pracinha do Diário, 1930.

39. Bondes depredados na Revolução de 1930.

40. Antigo campo do Sport Club na Av. Dr. Malaquias, 1925

41. Antigo Marco Zero.

42. Arranha-Céu da Pracinha nos anos 1920. O prédio continua de pé.

43. Arsenal da Marinha.

44. Assembléia Legislativa e Ginásio Pernambucano (Rua da Aurora).

45. Av. Boa Viagem na primeira metade do século XX.

46. Av. Guararapes.

47. Av. Marquês de Olinda (colorizada) nos anos 1930.

48. Av. Boa Viagem

49. B25 em demonstração de bombardeio em Boa Viagem em 7 de Setembro de 1957.

50. Bairro da Boa Vista visto do Zepellin, anos 1930.

51. Bairro do Recife.

52. Av. Boa Viagem.

53. Praia de Boa Viagem, anos 1950.

54. Praia de Boa Viagem nos anos 1960, aparecendo o Hotel Boa Viagem (hoje em demolição). Fortal, essa é tua cara.

55. Acidente aéreo no Aeroporto Internacional dos Guararapes, 1974.

56. Bonde em 1950.

57. Bonde puxado a burro na Rua do Aterro (hoje Rua da Imperatriz), fins do século XIX.

58. Bonde elétrico fechado, 1939.

59. Aeroporto Internacional dos Guararapes,

60. Aeroporto Internacional dos Guararapes em 1970.

61. Antiga ponte 7 de Setembro, barco a vela e casario do Bairro de Sto. Antônio, foto de 1870.

62. Antiga Ponte Princesa Isabel, Teatro de Sta. Isabel e Liceu de Artes e Ofícios.

63. Antiga sede do Clube Náutico Capibaribe, incendiada em 1949.

comentários
  1. Marizildo disse:

    Re´liquias da nossa história. Parabéns.

  2. veronica disse:

    PARABÉNS!BELAS E RARAS FOTOS! NÃO CONSIGO ABRIR AS DE N°52 A N°63…POR QUE?
    ABS
    VERONICA

  3. wando disse:

    parabens pos e muito gotoso voltar no tempo

  4. pyhachid disse:

    Obrigado, em breve estarei postando mais fotos raras !!!

  5. Queria falar com você. Pode me adicionar?
    daniela_sereia@hotmail ( ou skpe)
    Massa essas fotos, preciso saber se vc tem uma específica.

  6. pedro valadares disse:

    Parabéns pela iniciativa de reunir parte da nossa história que é tão interessante.

  7. Nivas disse:

    A foto nº 55 é de minha autoria. Tenho outras do mesmo dia sobre o acidente, se houver interesse posse enviar para ilustrar o site.

  8. Lavoisier Castro disse:

    Show!!
    Lindas fotos de um Recife maravilhoso que infelizmente destruiram….

  9. Franklin disse:

    Achei super legal e acima de tudo adimirável trabalho que reuni fotos das quais eu nuca tinha visto. nao estou em recife, mais estou sempre procurando noticias de recife pois gosteo de mais dessa cidade.

  10. Marcio R. M. Leal disse:

    Olá amigo, Será que você ou alguém aqui na net conseguiria uma foto do antigo abrigo da encruzilhada. Para quem não lembra, era uma grande parada de ônibus que existia em frente ao Mercado e foi demolido no início dos anos 80.
    Desde já agradeço o empenho de todos, pois há muito desejo esta foto.
    Um abraço e parabéns pelas fotros.
    Marcio

  11. Tiburcio Gama Neto disse:

    Voltei ao Recife da forma que sempre sonhei, obrigado por reviver meu Recife quando-o ainda respirava ar puro. abraços

  12. Aldemir Figueiredo disse:

    Essa volta ao passado foi demais, parabéns mesmo…!!!

  13. victor disse:

    cara.. eu amo ver fotos antigas principalmente daki do recife! parabens pelas imagens

  14. DORAMAIA disse:

    gostaria de ter todas essas fotos em meu email. como faço???? estou montando uma parede de fotos antigas….. na minha casa!!!!!

  15. wilson disse:

    Estou levantando a história da passagem de Pinto Martins por São Luís, à bordo do Sampaio Correia II. Ouvi essa história desde criança e fiquei emocionado ao ver a foto do hidroavião que pousou em minha cidade naqueles tempos. Pergunto: é possível obter uma reprodução da foto? E parabéns pela iniciativa da página.

  16. reinaldo brasil disse:

    eu simplismente me deliciei e muito gostoso ver fotos que sobre tudo lembra o inicio desta capital do nordeste. Recife tenho um amor eterno por você.

  17. Rui Cruz Pacheco disse:

    Que beleza essas fotos dessa cidade linda (porém, hoje, maltratada), que é o Recife. parabéns pelo seu trabalho. Minha mãe foi testemunha ocular de alguns acontecimentos dessa época como, por exemplo, a chegada do Zepelin ao Recife. Mostrei à ela as fotos e ela me contou como foi a reação da população. Agradeço por nos proporcionar momentos de puro saudosismo.
    Um grande abraço.

  18. Athayde Motta disse:

    Acabei de me mudar para o Recife e gostaria muito de me mudar para o Recife Antigo. Alguém sabe como encontrar um apartamento ali?

    Por favor me mande um e-mail (athaydemotta@yahoo.com)

    Obrigado,
    Athayde

  19. FERNANDO FALCAO disse:

    Realmente maravilhoso, eu sou de 1955 mas é como eu revivesse nesse periodo. Esta de parabens,

    muito obrigado,

    falcão.

  20. glorita disse:

    muito lindo.

  21. durval rodrigues disse:

    adoro ver fotos do recife, principalmente fotos antigas

  22. Eduardo Siqueira disse:

    Athayde

    O Recife Antigo é lugar para visitação hoje em dia. Não dá pra morar lá não. Há um grande projeto de revitalização urbana da área, que inclui a reestruturação do ambiente para moradia, coisa que, hoje em dia, não acontece.

    A exceção se faz para a construção dos espigões do Cais Estelita, no bairro de São José. Mas isso é exceção.

  23. Carlos Eduardo disse:

    Lindo, maravilhoso, fantastico….
    Sinceramente, se houvessem mais palavras para elogiar essas fotos, eu utilizaria todas..
    Estou realmente muito emocionado em ver essas preciosidades…
    Tenho hoje em 2008 tenho 30 anos, e parece mais que eu vivi nos anos 30. Realmente viajei no passado…
    Amigo, parabéns por essas fotos, e se alguem tiver mais fotos, por favor publiquem..

  24. Ivonice de Souza disse:

    É maravilhoso vê essas raras fotos do Recife antigo e puder curtir as nossas origens, mesmo quem não era nascido nesta época, sente algo de mágico apreciar o tempo do romantismo e da tranquilidade. Não havia violência. Gostei muito.

  25. Emanuella disse:

    Lindo!!! Maravilhoso!!! Dá uma verdadeira sensação de nostalgia contagiante do Recife de velhas décadas, mesmo que não tenha vivenciado essa fase bucólica e romântica da cidade…

    Parabéns pelo site!

  26. Betania Lima disse:

    Vendo estas fotos eu fico morrendo de inveja de quem viveu em tempos de tanta nostalgia e tranquilidade urbana. Sempre tive a sensação de que gostaria de ter vivido esta época, hoje pude ter certeza disso, e me sentir inserida naquele contexto.
    Parabéns ao idealizador deste belo trabalho.

  27. Andréa Torre disse:

    É bom poder ver nossa cidade cmo a mesma era vista por meus avós e meu pai(”Pequeno” como era conhecido pelos amigos).É bom saber que era esta a cidade que os olhos de meu Pai enchegarm quando criança.Era essas imagens que ela tinha quardadas em suas mente quando viveu sua velhice.Meu Pai nasceu em 1934.E ele assitiu a muitas mudanças.

  28. Kelly Santos disse:

    Muito obrigada pela emocao que essas fotos nos trazem nos dias de hoje!!!
    Demais!

  29. Maurício disse:

    Parabéns são magníficas as fotos….. belo trabalho de resgate !!!!!!! se puder disponibiliar por e-mail agradeceria… quando tiver mais poste ….. elas merecem ser divulgadas….

    Maurício Arcoverde Filho

  30. Victor lelis disse:

    Poxa… me deu saudades de um tempo nao vivido!!

  31. carlos alfredo disse:

    excelentes estas fotos que nos falam da história recente do Recife. Muito boas. Parabéns.

  32. Cristina Nóbrega disse:

    A maturidade tras algo de bom. A capacidade de apreciar o antigo e o novo, sem constrangimento. Que fotos bonitas. Parabens pela oportunidade de ter em seu acervo fotografias raras e denotam o
    traço cultural e a memoria de um povo.

  33. damma disse:

    Excelente, !!!uma relíquia…que bom ver o que aconteceu em tempos passados…que maravilha nosso Recife..Algum dia voltarei pra ficar.
    Meus parabéns.
    Damma

  34. Magnifica fotos eu tenho umas fotos de Recife agora e tenho vontade de ir viver la, mas essas fotos antiga me deixa o mesmo desejo sempre foi uma cidade bem atraente.
    Parabens um bom trabalho conseguir fotos tao antigas.

    Teresinha

  35. Bom trabalho adorei essas fotos estas de parabens.
    Teresinha

  36. Eduardo Rezende (Dudu) disse:

    Meus parabéns pelas fotos! Eu gosto muito de fotos e principalmente de paisagens e monumentos. E essas contam a história da MINHA cidade do Recife. Um abraço.

  37. IGOR disse:

    parabens pelas fotos

  38. Rubem Moraes disse:

    Parabéns pelas fotos!

    Como o nosso Recife mudou!

  39. Luciano Guerra disse:

    Parabéns pela linda coletânea de fotos do nosso Recife e obrigado pela generosidade em publicá-las.

    Nasci em 1957 e cheguei a ver poucas dessas paisagens.

    Obrigado,

    Luciano Guerra

  40. Dickson disse:

    Morei em Recife, onde nasceu meu filho Yuri, entre 1974 e 1983.
    Muitas saudades daquele tempo. Assisti da Base Aérea, onde servia como Oficial Aviador, o acidente do avião mostrado na foto. Era uma manhã de muita chuva e o 727 da Varig, PP-VLH, varou a pista e derrubou o muro parando na rua. Ninguem se feriu, felizmente. O avião foi recuperado pelos técnicos da Boeing, num hangar da Base Aérea. Em pouco mais de um mes voou novamente e ainda voa até hoje.
    Parabéns pelo trabalho de fotojornalismo.

  41. Mariana disse:

    Adorei as fotos! Se vc tiver, poderia colocar algumas de olinda? estou fazendo um trabalho sobre essa cidade colonia.
    obrigada.

  42. luciano santana de melo disse:

    belíssimo trabalhos de resgate aos tempos antigos, gostaria de saber se vc tem fotos
    da casa do conde da boa vista na rua da aurora, prédio da prisão de frei caneca, e do parque treze de maio daquela época, um abraço e foi um ótimo trabalho.

  43. Andréa Nascimento disse:

    Gostaria de parabenizá-lo pela coletânea, sou professora de História e dei uma aula que foi um sucesso graças às suas fotos. Obrigada

  44. eric guimarães disse:

    …maravilhosas!, ainda bem que existe pessoas que por um motivo nos mostram um Recife sempre presente!!!

  45. sisiane disse:

    estou fazendo minha monografia sobre mercado sera vc te fotos q possam me ajudar ??/
    dos bairros de afogados, encruzilhada e casa amarela e dos mercados publicos dos mesms..
    ficaria muito grata seria de suma importancia para mim
    sisiane@hotmail.com

  46. Silvio disse:

    Excelente material. Se vc tiver alguma foto antiga de um bairro chamado Agua Fria (principalmente do antigo abrigo) ficarei muito feliz se vc puder me enviar. Obg

Deixe uma resposta

