Java- Comandos de decisão, repetição e desvio

Publicado: outubro 25, 2007 em Java

Este capítulo apresentará o extremamente necessário para a construção de qualquer sistema em Java. Declaração de variáveis, comandos de decisão, repetição e desvio de fluxo no programa. 4.1 Declaração e Inicialização de Variáveis

A declaração de variáveis em Java pode ser feita em qualquer local do código fonte desde que esteja dentro de uma classe. Quando a declaração da variável é feita globalmente, ou seja, na estrutura da classe, é dita que a variável é um atributo, caso contrário ela continua sendo chamada de variável. O escopo ou a vida de uma variável em Java dura de acordo com o bloco onde ela foi declarada. A variável é criada no primeiro acesso a ela e destruída após o interpretador sair do bloco de execução ao qual ela pertence. Em Java a declaração de variáveis é feita pelo tipo e depois um identificador. A declaração muitas vezes é acompanhada pela inicialização a qual acrescenta o sinal de atribuição e um valor literal ou variável.

A declaração de uma variável é feita no formato:

  Tipo identificador [= valor_inicial];

Observando o exemplo 4.1 pode-se identificar várias maneiras de declarar inicializar tipos primitivos e objetos. Na linha 3 existe uma declaração simples, ela está criando uma variável byte e o valor de bt será 0. Na linha 4 há a declaração de três variáveis do tipo short: sht1, sht2 e sht3. Todas as três serão inicializadas com zero. Na linha 5 existe a declaração de um inteiro i e a sua inicialização atribuindo o valor 9 para a variável. Na linha 6 há duas variáveis sendo criadas: f1 e f2, ambas receberão o mesmo valor 98.76. Na última linha existe a declaração de uma variável de tipo complexa String. String é a classe que armazena uma cadeia de caracteres sem tamanho definido em Java. No exemplo, ela está sendo inicializada com a cadeia ” TESTE “. Exemplo:

public class DeclarandoVariáveis {
     int atributo = 9; // Declarando uma variável global => Atributo.

     public void main(String[] args) {
        byte bt; 	              // Declaração simples
        short sht1, sht2, sht3; // Declaração múltipla
        int i = 9;              // Declaração e inicialização
        float f1, f2 = 98.76    // Declaração e inicialização múltipla
        String str = "TESTE"    // Declaração e criação de um objeto String
     }
  }

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s