Telefónica conclui compra de parte da TIM

Publicado: outubro 26, 2007 em notícias

MILÃO – A Telefónica e sócios italianos concluíram a aquisição de participação na Telecom Italia, dona da TIM.

A conclusão do negócio dá ao grupo espanhol uma posição de influência na principal operadora italiana de telecomunicações.

A Telefónica, os bancos Intesa Sanpaolo e Mediobanca, a seguradora Generali e a holding Sintonia adquiriram uma participação de 18 por cento na quinta maior companhia européia de telecomunicações da Pirelli, por 4,16 bilhões de euros (5,95 bilhões de dólares), anunciou a Pirelli.

Os parceiros vão transferir a participação adquirida da Pirelli, bem como outros investimentos diretos na Telecom Italia, para o controle de uma nova holding chamada Telco, que deterá 23,6 por cento da Telecom Italia.

A Telefónica pagará 2,31 bilhões de euros por 42,3 por cento da Telco, e com isso deterá 9,9 por cento das ações com direito a voto da Telecom Italia, o antigo monopólio estatal da telefonia italiana e, de longe, a maior operadora de telecomunicações no mercado do país.

A aquisição pode resultar em cooperação entre as duas empresas de telefonia na compra e venda de novos serviços nos países em que ambas operam, bem como em expansão conjunta para novos mercados, afirmou a Telecom Italia.

Anunciada em maio, a conclusão da transação tinha sido adiada para que o regulador brasileiro das telecomunicações (Anatel) pudesse conduzir uma análise sobre os efeitos da operação no Brasil. A Telefónica controla em conjunto com a Portugal Telecom a operadora celular Vivo no país e a Telecom Italia detém a TIM Brasil .

A Anatel aprovou a transação na terça-feira, com restrições que impõem que a Vivo e a TIM Brasil devem continuar operando em separado.

Desde que a Pirelli assumiu o controle da Telecom Italia, em 2001, as ações da operadora perderam metade de seu valor, o que forçou a Pirelli a contabilizar 3 bilhões de euros em perdas.

A venda da participação na Telecom Italia permitirá que a Pirelli melhore em 3,3 bilhões de euros a sua posição financeira líquida, segundo a empresa. Os dois negócios principais da Pirelli são pneus e imóveis, por meio da Pirelli RE .

As ações da Telecom Italia exibiam alta de 2,85 por cento na tarde desta quinta-feira. Enquanto isso, o índice da bolsa de valores de Milão avançava 1,06 por cento.

Reuters

Fonte:  http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102007/25102007-12.shl

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s