Licença BSD X Licença Linux

Publicado: novembro 1, 2007 em licença

O Kernel do Linux e a maioria dos programas para a plataforma utilizam a licença GPL, que diz que as modificações feitas no código devem ser disponibilizadas à comunidade e o código fonte deve sempre estar disponível. É permitido criar versões comerciais dos programas licenciados sob a GPL e vendê-las por qualquer preço, mas o código fonte completo deve ser disponibilizado junto com o programa, permitindo que as modificações sejam aproveitadas pelo autor do programa original e outros interessados.

A licença BSD é bem mais liberal. Ela diz que os créditos dos autores originais devem ser mantidos, mas não estabelece outras limitações para o uso do código. Ao desenvolver uma versão comercial de um programa sob esta licença você não tem nenhuma obrigação de disponibilizar o código fonte ou dar qualquer tipo de satisfação. Um exemplo é o MacOS X, um sistema operacional proprietário desenvolvido com base no código do FreeBSD.

Você pode até mesmo utilizar pedaços do código fonte em outros programas, como fez a Microsoft ao utilizar a pilha TCP/IP e outros componentes do FreeBSD no Windows NT.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s